Lions é a maior e mais eficiente organização de Clubes de Serviços Voluntários do Mundo. Uma Organização com 1,4 milhão de associados, com cerca de 50 mil clubes, localizados em mais de 200 países, que teve início em 1917.

No Brasil temos 28 Distritos, com 1.496 Clubes e 40.000 associados; divididos em 04 Distritos Múltiplos: LA, LB, LC e LD. O Distrito Múltiplo no qual estamos incluídos é o denominado LD (PR, SC e RS) e conta com 499 Clubes e 15.00 associados. O nosso Distrito é o LD-6, formado por 45 clubes e 1.215 associados e fica localizado na parte setentrional do Paraná, abrangendo 202 municípios. LIONS INTERNACIONAL é formado por um grupo de cidadãos unidos com o propósito, de realizar aquilo que não poderia ser feito individualmente. Constitui um meio pelo qual pessoas de boa vontade podem servir a seus semelhantes.

O Lions tem como lema: “Nós Servimos”.

Os Lions Clubes atuam em vários programas, como por exemplo no Combate a Fome, através de doação de alimentos para Famílias carentes; na preservação do Meio Ambiente, através de plantio de mudas de árvores, limpeza de rios, educação ambiental e outras atividades; atua também na área da Saúde, com medidas de prevenção de Diabetes, Câncer Infantil e nos problemas de Visão. Atua também com o Programa Lions Quest, em parceria com as Escolas, destinado a jovens e adolescentes, visando a construção de um futuro seguro para os mesmos. A maioria dos clubes possuem bancos ortopédicos com cadeiras de rodas, de banho, muletas etc. para pessoas carentes; vários clubes atuam junto a entidades como a APAE, Creches, Escolas, em Centros de Recuperação, entidades assistenciais e filantrópicas, visando apoiá-las na sua missão de ajudar o próximo.

O Primeiro Leão

No início do século passado, em 1917, Melvin Jones, um empresário de Chicago de 38 anos, disse aos membros da associação local de empresários que era necessário ir além das questões empresariais e trabalhar pela melhoria das comunidades em que eles viviam e do mundo.

O grupo chamado “The Business Circle of Chicago” concordou com ele. Após contato com grupos semelhantes nos Estados Unidos, foi realizada uma reunião organizacional em 7 de junho de 1917 em Chicago, Illinois, EUA. O novo grupo adotou o nome de um dos grupos convidados, a “Associação de Lions Clubes”, e uma primeira convenção nacional foi realizada em outubro do mesmo ano em Dallas, Texas, EUA.

Um estatuto, regulamentos, objetivos e um código de ética foram aprovados. Apenas três anos depois de ser fundado, o Lions tornou-se internacional com a fundação do primeiro clube no Canadá. Depois foi a vez do México, em 1927. Nas décadas de 50 e 60, a expansão internacional intensificou-se com clubes novos na Europa, Ásia e África.

 

 

Seja um Leão

Leão é uma denominação dada aos associados Lions, Companheiro Leão ou Companheira Leão. Para entrar num Lions Clube, o associado, normalmente passa por uma entrevista, sendo apresentada para os Associados e em alguns clubes passa por um processo de votação, mas isso não é problema, pois o que se busca e precisamos de mais voluntários para atender as grandes necessidades humanitárias.

O Lions tem o seu braço caritativo, que é a sua Fundação(LCIF), para financiar projetos mais caros, prover auxílios emergenciais em casos de catástrofes, entre outros. Recentemente  esta ajuda tem sido muito útil para ajudar no combate a COVID-19 e também pode financiar outros projetos, como o Combate a Fome, Diabetes, Câncer Infantil, Visão, Meio Ambiente, etc. Os clubes normalmente fazem duas reuniões mensais, mas o mais importante é participar das atividades e campanhas. Para manutenção de Lions, os clubes cobram uma pequena taxa mensal dos associados, pois a cada seis meses precisam pagar uma taxa ao Lions Internacional e ao Distrito.

Assista neste vídeo a história de mais de 100 anos de Lions no Brasil e no Mundo.

 

 

Estamos unindo nosso serviço global em torno de cinco áreas de necessidade. Essas Causas Globais apresentam desafios significativos para a humanidade e acreditamos que é a nossa vez de enfrentá-los.

 

 

Fome

Nós servimos para garantir que todos os membros da comunidade tenham acesso a alimentos nutritivos.

Diabetes

Nós servimos para reduzir a prevalência do diabetes e melhorar a qualidade de vida daqueles diagnosticados.

Visão

Nós servimos para deter a cegueira evitável e aprimorar a qualidade de vida das pessoas que estão cegas e são portadoras de deficiências visuais.

Meio ambiente

Nós servimos para proteger e restaurar de forma sustentável o nosso meio ambiente para melhorar o bem-estar de todas as comunidades.

Câncer infantil

Nós servimos para ajudar aqueles afetados pelo câncer infantil a sobreviver e prosperar.

causas globais lions